Não usei branco, no final do ano

Image

Há alguns dias, estava pensando sobre o que escrever, neste final de ano. Consultei as anotações espalhadas por aí. Foi então que, depois de assistir “Além da Estrada”, resolvi falar sobre viagens mentais.

Esse deslocamento, seja para longas distâncias, curtas distâncias ou ainda para lugar nenhum (no sentido material) é renovador, revelador e pode nos trazer “n” sensações. Viajar é um momento, no qual podemos ficar em um estado permanente de reflexão.

Vem aquela vontade de entrega. Se eu não tivesse reprovado nas provas de trânsito, seria lançaria como uma viajante, sairia da frente do vídeo e me aventuraria em algum pedaço de chão, mesmo que fosse só uma ida ali em Icoaraci, para tomar uma água de coco. É tão bom sentir essa quebra de amarras, nem que seja por 15 minutos, uma hora ou dois dias depois do filme; saber que ainda temos a capacidade de nos suspendermos na imaginação.

Enfim… Uma viagem seja ela imagética ou fatídica sempre vem em boa hora para nos trazer a calma ou o barulho que precisamos.

Trailer do filme

Um pouco mais sobre viagens e lugares

As cidades e os símbolos

Quem viaja sem saber o que esperar da cidade que encontrará ao final do caminho, pergunta-se como será o palácio real, a caserna, o moinho, o teatro, o bazar. Em cada cidade do império, os edifícios são diferentes e dispostos de maneiras diversas: mas, assim que o estrangeiro chega à cidade desconhecida e lança o olhar em meio às cúpulas de pagode de claraboias e celeiros, seguindo o traçado de canais hortos depósitos de lixo, logo distingue quais são os palácios dos príncipes, quais são os templos dos grandes sacerdotes, a taberna, a prisão, a zona. Assim – dizem alguns – confirma-se a hipótese de que cada pessoa tem em mente uma cidade feita exclusivamente de diferenças, uma cidade sem figuras e sem forma, preenchida pelas cidades particulares. (Italo Calvino, Cidades Invisíveis, p. 34, Companhia das Letras, 2002)

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s